A LAE team de Porto Alegre visita os estudantes na Austrália!
- Latino Australia Education
- Sep 11, 2015
- 3 min read

Maria Tereza e Lúcia Collischonn - Chegada em Sydney
Lúcia Collischonn e Maria Teresa, que cuidam do processo dos nossos estudantes do Ciência sem Fronteiras em Porto Alegre, viajaram em agosto à Austrália para conhecer a University of Sydney e University of Western Australia, universidades das quais são responsáveis, e também encontrar com os estudantes que estão na Austrália no momento.
Primeiramente conheceram a cidade de Sydney. Kristin Johnson (responsável na University of Sydney pelos alunos do Ciência sem Fronteiras) levou-as para assistir a final do Rugby Championship, entre os All Blacks e os Wallabies. Foram também ao Featherdale Wildlife Park, onde tiveram contato com cangurus, coalas, wallabies, wombats, e vários outros animais. Outro passeio que não poderia ficar de fora foi o tour na Opera House.

Lúcia no Wildlife Park, em Sydney

Maria Tereza no Opera House, Sydney
Lucia e Maria Teresa conheceram o campus da University of Sydney, os prédios de aulas e laboratórios onde os alunos do CsF transitam. No tour aprenderam muito sobre como a universidade se estrutura e puderam ver o que é valorizado dentro da instituição.

Realizaram diversas reuniões com os diretores e gerentes do escritório internacional da universidade, com os responsáveis pelo estágio (que muitos alunos do CsF fazem durante seus estudos na USYD), com representantes das áreas de ciências, ciências da saúde e engenharia, áreas prioritárias do programa, além de conhecer alguns dos alunos na terça-feira de manhã.
No encontro com os alunos, compartilharam experiências, trocaram informações e impressões sobre o programa e a universidade, além de ter a oportunidade de conhecer pessoalmente os alunos que acompanharam desde o início. "Foi muito bom conhecer ao vivo os alunos que no nosso dia a dia eram somente nomes em documentos e históricos escolares. Foi especialmente interessante ver como estão engajados com as atividades dentro da universidade."

Estudantes do Ciência sem Fronteiras na University of Sydney
Foram visitar o escritório da LAE em Sydney, encontraram a equipe da StudentStay, empresa com a qual temos acordo com acomodação em Sydney para os alunos do CsF. "As funcionárias Reka e Gabriella nos receberam muito bem, e após o encontro pudemos visitar mais algumas opções de acomodação da empresa. Ficamos em Ashfield, a cerca de 10 minutos da estação de trem, que é uma estação bastante útil, pois normalmente está incluída nos trens com paradas limitadas"

Equipe da LAE em Sydney

Reka e Gabriella da StudnentStay
Após conhecer bem a cidade de Sydney, foram à Perth, onde também em acomodação oferecida pela 2Stay, empresa parceira da LAE.
"Ficamos na rua principal da cidade, o que foi bastante prático para a nossa locomoção, e pudemos ver que os alunos estão bem localizados. Perth não tem como ser mais diferente de Sydney. Para começar, a cidade é bem mais plana (nossas pernas agradecem!), mas também pudemos sentir uma mistura de cidade de interior com grande metrópole. Os prédios mais antigos no estilo “velho-oeste” contrastavam com os arranha-céus das empresas de mineração. Além disso, sentimos o sotaque muito mais forte do que em Sydney, o que ajudou no contraste entre as duas cidades. " disse Lúcia sobre Perth.

Maria Tereza na cidade de Perth
Conheceram a Rottnest Island, ilha do Oceano Índico que fica a cerca de 11 km de Fremantle, em Perth. Hope Baylis (reponsável pelos alunos CsF na UWA), fez um passeio com as meninas no Swan Valley, onde há diversos vinhedos, fábricas de queijos e chocolates (parada obrigatória). E claro, levou-as para conhecer a University of Western Australia - UWA.

Rottnest Island - ilha do Oceano Índico
O campus principal da UWA fica um pouco mais afastado, à beira do Swan River e perto do King’s Park. "Ao chegar lá fizemos um tour do campus seguido de uma reunião com os alunos do CsF. Nesse encontro eles compartilharam suas experiências e dúvidas, e tivemos novamente a oportunidade de conhecer pessoalmente esses alunos com quem acabamos interagindo tanto diariamente."

Visita aos estudantes do Ciência sem Fronteiras na UWA - University of Western Australia
A visita à UWA incluiu encontros com representantes de áreas-chave para o programa, tour de laboratórios e prédios de aulas, reuniões com os responsáveis pelo programa dentro do setor internacional da UWA, tour das residências estudantis, além de ter a oportunidade de conhecer e conversar um pouco com dois alunos brasileiros de PhD do programa CsF. "A experiência foi muito útil e enriquecedora, e adoramos o campus da universidade, cercado de natureza e com vários espaços para os estudantes." disse Lúcia
Comentarios