
Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. Os alunos que desejam homologar suas candidaturas para as chamadas públicas de graduação sanduíche do Programa Ciências sem Fronteiras – SWG/CAPES/CNPq devem, obrigatoriamente, preencher os seguintes requisitos:
• Estar regularmente matriculado em curso de nível superior da instituição;
• Estar vinculado às áreas e temas prioritários indicados;
• Possuir um percentual do curso concluído, tendo integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso, no momento do início previsto da viagem de estudos;
• Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico
• Se aplicável, confirmação de prêmio acadêmico e de mérito;
• Se aplicável, confirmação de participação em programa de iniciação científica ou docência;
• Não ter sofrido qualquer sanção disciplinar;
• Ter nacionalidade Brasileira.
As áreas contempladas são:
-
Engenharias e demais áreas tecnológicas;
-
Ciências Exatas e da Terra;
-
Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
-
Computação e Tecnologias da Informação;
-
Tecnologia Aeroespacial;
-
Fármacos;
-
Produção Agrícola Sustentável;
-
Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
-
Energias Renováveis;
-
Tecnologia Mineral;
-
Biotecnologia;
-
Nanotecnologia e Novos Materiais;
-
Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
-
Biodiversidade e Bioprospecção;
-
Ciências do Mar;
-
Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
-
Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
-
Formação de Tecnólogos.
PARECERIA LAE &CsF:
CNPq & CAPES:

Graduação Sanduíche
Doutorado Sanduíche
Doutorado Pleno
Pós Doutorado
CAPES:

Doutorado Sanduíche
Doutorado Pleno
Pós Doutorado
Regras do CNPq ao chegar na Austrália
Os bolsistas têm 30 dias, a partir da chegada na Austrália, para atualizar/fazer o upload dos documentos na Plataforma Carlos Chagas (efomento)
Valores e Auxílios da bolsa de estudos
Para confirmar quais são os valores pagos pelo CNPq para este programa, não deixe de consultar o link disponibilizados no site do Ciência sem Fronteiras: Valores de Auxílios e Bolsas
Existem 2 momentos para realização de pagamentos da bolsa do Ciência sem Fronteiras para bolsistas da Graduação Sanduíche via CNPq:
Ainda no Brasil
- No cartão BB Américas: 3 primeiras mensalidades + adicionais de localidade de alto-custo. Este cartão será enviado para o endereço informado na plataforma Carlos Chagas. Certifique que o endereço está correto e que terá alguém para receber o cartão, pois é necessário assinar recebimento.
- Em conta corrente: auxílio deslocamento (referente somente a passagem de ida), auxílio material didático e o auxílio instalação. O número da conta deve ser informado corretamente via plataforma Carlos Chagas.
Na Austrália
- No cartão BB Américas: Depósitos trimestrais das mensalidades + adicionais de localidade, de acordo com a vigência da bolsa e conforme a tabela de valores mencionada acima.
Note que só é possível levar o equivalente a AUD10.000,00 em espécie. Valores acima disso estão sujeitos a taxas alfandegárias.
Não esqueça de consultar a Cartilha do Bolsista, para tirar suas dúvidas a respeito da bolsa concedida, seus direitos e deveres. Esse documento é atualizado constantemente pelo CNPq, por isso, sugerimos que sempre tirem suas dúvidas no documento em vigor.

Os critérios de seleção para o CsF:
E quais as áreas contempladas:
ATENÇÃO ALUNOS DE ÁREAS DE SAÚDE (Medicina, odontologia, fonoaudiologia, nutrição, enfermagem, farmácia, etc):
O sistema de ensino na Austrália é diferente na área de saúde. Inicialmente o estudante faz o ciclo básico de matérias de Health Science, e posteriormente fazem uma especialização na área desejada, como: medicina, odonto, fono, nutrição e etc... Desta forma, alunos internacionais podem apenas cursar matérias de Health Science.