Thales Moraes estudante do CsF conta como foi convidado para realizar seu Ph.D na UNSW
- Latino Australia Education
- Jun 30, 2015
- 2 min read
Thales Moraes Ogawa, estudou na University of New South Wales (UNSW), em Sydney, Austrália, através do Ciência sem Fronteiras e no intercâmbio, realizou um projeto de pesquisa na grade curricular da UNSW focada em desenvolvimento de técnicas de polimerização no departamento de engenharia quimica, do qual seu trabalho lhe rendeu um convite para realizar o Ph.D na universidade.
Ele nos conta sobre a experiência:

"Eu estive envolvido em pesquisa focada em desenvolvimento de técnicas de polimerização no departamento de engenharia química da UNSW ao longo do ano passado inteiro. Esse trabalho foi desafiador do ponto de vista de planejamento, pois embora estivesse dentro de uma área que já tinha experiência, exigiu de mim determinação e pró atividade para ir atrás de conteúdos que não possuía background e que seriam essenciais para realização do mesmo, tudo aconteceu por minha conta. A parte de execução foi mais tranquila, pois sabia operar instrumentos e máquinas de laboratórios de trabalhos anteriormente realizados.
No fim, tive que escrever um relatório contendo tudo o que fiz durante a pesquisa bem como dar uma apresentação para o time em uma das reuniões semanais quando estava perto do encerramento das atividades. Feito isto, fui chamado para uma reunião com professor responsável na qual recebi o convite para voltar e fazer PhD com quem fiz contato a respeito de suas linhas de pesquisa antes de chegar na Austrália.
Num panorama geral, acredito que os pontos chaves para atingir tais resultados foram:
(1) Pró atividade para buscar pelo site da UNSW a pesquisa que tinha interesse de trabalhar, antes mesmo de ir para a Austrália;
(2) Determinação em aprender sobre assuntos novos por conta própria, através de realização de pesquisa bibligráfica, principalmente;
(3) Resiliência para encarar uma rotina full-time de trabalho, enquanto meus amigos estavam aproveitando o bar da uni hahah
(4) Estar suscetível a trabalhar com pessoas de culturas diferentes, que usam metodologias de trabalho distintas das quais estamos habituados no Brasil, e que pensam de maneira diferente.
Por hora, é isso. se puder ajudar com algo mais, só me falar e estarei a disposição em ajudar.
Aproveito pra agradecer todo suporte que a Latino Australia Education me deu antes e após chegar no lugar onde passei um dos melhores anos da minha vida."
Comments