Projeto que o bolsista Matheus Portela estudou na Australia gerou um artigo científico
- latinoblog
- Dec 17, 2014
- 2 min read
Matheus Portela, estudante de engenharia mecatrônica na UnB, estudou na ANU – Australian National University pelo Ciência sem Fronteiras, e neste período, fez um estágio de verão na CSIRO, empresa pública do governo australiano que busca desenvolver tecnologias e incentivar pesquisas no país.
O projeto do qual Matheus fez parte, estudou novos métodos para correção de palavras erradas por sistemas de reconhecimento de voz. Basicamente, quando uma pessoa utiliza reconhecimento de voz para editar um texto para o computador, inevitavelmente, alguma palavra será entendida erroneamente. Assim, o projeto testou uma nova maneira de fazer a correção: utilizando os olhos. Com a ajuda de um aparelho especializado em rastrear o foco da visão, o usuário olha para a palavra errada e uma lista de alternativas surge.
“Além de adquirir conhecimentos na área de computação, o estágio foi excelente para conhecer mais estudantes australianos que se interessam na mesma área e profissionais de sucesso. De fato, uma experiência única.” Disse Mateus sobre a experiência.
O projeto gerou um artigo científico que acabou de ser aceito como short paper no congresso OzCHI (um dos mais importantes congressos na área de interação humano-computador) na Austrália, que aconteceu nos dias 05 e 06 de dezembro. Os trabalhos aceitos no congresso foram publicados, em forma de capítulo dos Proceedings, pela ACM, a mais importante associação de computação no mundo.
O artigo com o nome "Gaze enhanced speech recognition for truly hands-free and effcient text input during HCI" será publicado fisicamente o ano que vem.
Abaixo, algumas fotos do estudante em seu intercâmbio na Austrália:


Acima: Foto 1 - Matheus em passeio de helicópteto. Foto 2 - Matheus com o embaixador e embaixatriz do Brasil na Austrália. Abaixo: imagem da ANU

Comments