Networking sem Fronteiras, projeto de estudantes do CsF na Austrália, visa conectar estudantes de ex
- latinoblog
- Sep 16, 2014
- 3 min read
IEEE e Networking sem Fronteiras
O Networking sem Fronteiras é um projeto idealizado por estudantes que estão estudando na Monash University pelo Ciência sem Fronteiras. Um dos principais objetivos do projeto está em conectar alunos de exatas ao redor do mundo para promover engenharia nas universidades e motivar estudantes do ensino médio a cursarem ciência, tecnologia e engenharia nas universidades.
Depois de firmar uma parceria internacional entre 2 universidades, sendo a primeira a Monash University na Austrália e a segunda UFABC (Universidade Federal do ABC), atualmente há 34 universidades e 24 países que participam do projeto idealizado pelos brasileiros do Ciência sem Fronteiras:
1) Australia/Brazil
2) Bosnia & Herzegovina
3) Brazil
4) Canada
5) Canada/Iran
6) Colombia
7) Croatia
8) Cyprus
9) Guatemala
10) Hungary
11) India
12) Indonesia
13) Malaysia
14) México
15) Pakistan
16) Palestine
17) Panamá
18) Spain
19) Sudan
20) Sweden
21) Tunisia
22) Turkey
23) United Kingdom
24) USA/India

Figura: Mapa dos países que fazem parte do projeto Networking without Borders.
O NETWORKING WITHOUT BORDERS, representou o Brasil, a Austrália e Oceania em um congresso internacional de engenharia (First IEEE PES Student Congress) na Turquia realizado entre os dias 29 e 31 de agosto, que reuniu projetos inovadores de estudantes de 21 países na área de engenharia. O projeto foi o único escolhido para receber financiamento para enviar 2 estudantes brasileiros para o congresso internacional, dentre eles Thiago Alencar, presidente do grupo e coordenador do projeto junto com mais 6 estudantes do Ciência sem Fronteiras da Monash.

Foto: Foto oficial do congresso e com os integrantes do projeto Networking without Borders
O projeto já começou a colher bons frutos. Entre os dias 10 e 13 de setembro a estudante brasileira Andressa Lodi apresentou em outro congresso internacional (2014 IEEE PES Transmission & Distribution Conference – Latin America) do IEEE realizado na cidade de Medellin na Colombia o Networking without Borders para os estudantes da América Latina. O projeto foi apresentado também para o presidente internacional da sociedade do PES. A maioria dos estudantes da América Latina presentes no congresso aceitaram participar do projeto e o presidente do PES convidou o projeto se tornar um projeto oficial e internacional do IEEE PES, pois segundo ele o projeto tem potencial e deve ser maior.
Thiago Alencar, explicou a iniciativa para a gente:
“Estou trabalhando nesse projeto na Monash University faz 10 meses. Comecei durante o curso de inglês, pois queria me integrar mais com os alunos da pós-graduação e atividades da universidade. Um dos meus objetivos de começar a parceria com universidades brasileiras é promover a internacionalização das atividades estudantis e das universidades brasileiras Sei que este é um dos objetivos centrais do programa Ciência sem Fronteiras e estou tentando cumprir o meu papel como estudante e bolsista para ajudar o Brasil”. Ele ainda acrescenta que todos os estudantes que participam do projeto são estudantes de inglês: “Todos os estudantes que integram o Networking without borders fizeram curso de inglês na Monash University, Isso pode mostrar também que o curso de inglês não é desperdicio de dinheiro como muitos falam no Brasil e criticam o programa. Às vezes os estudantes só precisam de um voto de confiança e apoio para fazer a diferença”.
Thiago estudou a vida inteira em escola pública, sendo formado no bacharelado em ciência e tecnologia, engenharia aeroespacial e mestrado em energia pela UFABC.
Fotos do congresso na Turquia:




A noite multicultural no congresso da Turquia, para demonstrar a cultura dos países participantes.
Mais informações:
Comments