top of page

LAE apoia treinamento que capacita professores de língua inglesa da Universidade de Viçosa

  • Writer: latinoblog
    latinoblog
  • Jul 21, 2014
  • 2 min read

Fonte: Universidade de Viçosa

Os professores da Universidade Federal de Viçosa começaram a participar de um treinamento didático com o intuito de ministrarem aulas na língua inglesa. A capacitação, que teve início nesta segunda-feira (14), é uma iniciativa coordenada pela Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRI) e acontecerá até o dia 25 deste mês, na Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância (Cead).

O treinamento didático está sendo oferecido pela professora Melika Stannard, da University of Queensland, da Austrália, para 20 professores de graduação e pós graduação da UFV, e contou com o apoio da LAE. O objetivo é atrair mais estudantes de instituições estrangeiras para a UFV e preparar os próprios estudantes da instituição para o intercâmbio no exterior.

A iniciativa já está sendo seguida por outras instituições de ensino, como a Universidade de Brasília (UnB).

O treinamento terá 30 horas de atividades, baseadas na metodologia Content and Language Integrated Learning (CLIL). A metodologia consiste no aprendizado da língua estrangeira integrado a algum assunto ou conteúdo, permitindo, assim, a aplicação da língua nas mais diversas disciplinas. Ao final da capacitação, os professores terão que elaborar e apresentar projetos práticos relacionados aos conteúdos das aulas de suas disciplinas.

A professora de Inglês do Coluni Valdênia Carvalho e Almeida buscou o treinamento por já perceber nele novas possibilidades no ensino. “Como professora, tenho interesse em aprender a abordagem para mudar o ensino de inglês e ajudar os outros professores do Coluni a usarem a língua inglesa para ensinar, por exemplo, Geografia e História”, destacou.

Para a professora do Programa de Pós-graduação em Genética e Melhoramento Simone Guimarães, um dos principais benefícios do treinamento é permitir aos estudantes de programas de pós-graduação terem mais experiência didática com a língua inglesa e estarem mais preparados para participar de pesquisas em instituições estrangeiras.

A professora Melika Stannard ficou satisfeita em fazer parte desse projeto pioneiro da UFV, que vai ao encontro das exigências atuais de um ensino que capacite os alunos no cenário da globalização. Ela também elogiou a beleza do campus Viçosa e o interesse dos professores pelo treinamento.

A oportunidade de permitir a capacitação dos professores da UFV em língua inglesa foi mais um passo importante no processo de internacionalização e que vai beneficiar sobretudo os estudantes.

Veja o vídeo feito pela universidade sobre o treinamento:

 
 
 

Commentaires


Mais Notícias

SÃO PAULO (11) 5542-8787  RIO DE JANEIRO (21) 2540-6067  BELO HORIZONTE (31) 2531-5761  

FLORIANÓPOLIS (48) 3024-3084  PORTO ALEGRE (51) 3029-9288 

bottom of page